terça-feira, 24 de maio de 2011

Workshop

No passado dia 26 de Abril decorreu, no auditório da Escola Secundária de Cantanhede, o workshop de sensibilização e luta contra o preconceito para a deficiência visual, dinamizado pelo Dr. José Mário, psicólogo da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e pela Dra. Teresa Maia, professora de Braille da mesma instituição, na qual participaram os alunos das turmas 12ºCT3 e 12ºCT4. Tal como já anteriormente foi referido, este workshop teve como principal objectivo sensibilizar os alunos para o tema da deficiência, nomeadamente a deficiência visual, querendo mudar a mentalidade dos presentes e alertá-los para a realidade dos deficientes, a sua forma de viver, as suas dificuldades e o modo de os ajudar. Eles ensinaram-nos que os cegos também sonham, também têm vida social e também visualizam sem ver, utilizando o tacto. Aprendemos também que é possível viver sem ver, que o tacto e a audição são capazes de nos guiar, mas como contamos tanto com a visão não desenvolvemos tanto os outros sentidos, ficando desorientados quando somos sem a mesma.
Este workshop desenvolveu-se por meio de jogos e brincadeiras, em que alguns alunos voluntariados foram vendados e lhes dado objectos para identificarem, mostrando assim que não é necessário a visão para reconhecer o mundo e as coisas que nos rodeiam. Foram também vendados 15 alunos presentes e atribuído um número a cada um. Estes, sem comunicar, tentaram formar uma fila ordenada pelos números. A ideia desta actividade seria demonstrar que, através do tacto, nos conseguimos orientar.
Para além do já referido, também houve uma pequena introdução ao Braille, tema original do nosso workshop.
A reacção dos alunos foi muito boa, tendo, no geral, uma opinião muito positiva do que fizeram e aprenderam.
Acreditamos que os objectivos foram cumpridos. Pensamos que, através desta actividade, tenham mudado um pouco a maneira de pensar e encarar a deficiência. Pelos menos, a nossa opinião graças ao contacto com eles, mudou.





Sem comentários:

Enviar um comentário